Notícias

Palhaços d’Opital na José Falcão

Palhaços d’Opital na José Falcão

apeeesjf

Janeiro 14th, 2018

0 Comments

A Direção da Escola Secundária José Falcão convida todos os membros da Comunidade Educativa a estarem presentes na palestra com o Dr. Jorge Rosado, alusiva ao tema:”Hu(A)mor in Caos”; Alegria, Humor e Afetos, em ambiente hospitalar, com foco nos Seniores!”, no dia 25 de janeiro, pelas 18h30 na Galeria de Exposições da Escola.

A sessão tem como objetivo apresentar o trabalho da “Palhaços d’Opital”, em contexto hospitalar e com foco nos seniores; sensibilizar a Comunidade Educativa para a valorização e dignificação dos “mais velhinhos”; refletir sobre as várias formas/parcerias que permitissem a divulgação do trabalho da associação; desenvolver ações de sensibilização para a missão/trabalho destes profissionais; falar de uma profissão diferente e assim amplificar o leque de ideias de profissões no futuro.

Uma breve sinopse da missão da Palhaços d’Opital:

“A Palhaços d’Opital, Associação Cultural sem Fins Lucrativos, que trabalha há mais de 4 anos (12 Fevereiro 2013) com foco na população sénior, está a desenvolver um programa que consiste em visitas regulares e semanais dos nossos Doutores Palhaços, em 4 Hospitais Parceiros: Centro Hospitalar Baixo-Vouga, Aveiro, Hospital Distrital da Figueira da Foz, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu e no IPO de Coimbra e visitas não regulares a Lares, Centros Dia, Unidades Cuidados Terminais, Paliativos e Continuados, etc.
O processo de internamento pode gerar impactos devastadores na vida de qualquer ser humano, em particular nos “nossos mais velhinhos”. Com frequência, os Seniores, após alta clínica, continuam a permanecer nas instalações do hospital, por abandono familiar, ficando vulneráveis à solidão e depressão. Ora, a Palhaços d’Opital, pretende levar a alegria, afetos, alegria e humor, a quem está internado, proporcionando assim a criação de condições de melhor bem-estar e valorização da pessoa e a sua rápida e mais saudável recuperação”.

Deixar uma resposta